Notícias /

Relatório Etapa Estadual da Conferência de Vigilância em Saúde

12/12/2017 17:13

1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde (1ª CEVS), realizada na cidade de Salvador-BA entre os dias 06 e 09 de novembro de 2017, com a participação de 612 delegados constituiu um importante marco histórico e político para o Sistema Único de Saúde na Bahia.
A 1ª CEVS, debateu e definiu uma agenda de luta contra qualquer retrocesso social, contra o congelamento de recursos públicos por 20 anos, contra a mercantilização/privatização do SUS e a revisão/modificação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que ferem a Constituição Federal de 1988 (CF/88) e a democracia, criando um cenário de ruptura institucional.

O Relatório da Etapa Estadual traz à luz a importância de não limitar a compreensão da equidade à questão assistencial, mas entender o processo político que envolve também a partilha de poder e recursos, essencial para redução das iniquidades intra e inter-regionais. Sob essa perspectiva, destacam-se as propostas que exprimem a premência de defender o financiamento pleno para o setor saúde, incluindo as ações de vigilância em saúde, em face da sua transversalidade às demais ações e serviços que integram a rede SUS.

Notícias relacionadas