Notícias /

Creasi realiza reunião com Distritos Sanitários

13/12/2017 16:01

Com o objetivo de ampliar as relações com os Distritos Sanitários de Salvador, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do idoso (Creasi) realizou recentemente, reunião de articulação com os Distritos Sanitários Cabula/Beiru e São Caetano/Valéria.

A atividade teve como objetivo apresentar o modelo de atendimento do Centro, a oferta de apoio matricial e o núcleo de educação permanente. A proposta é fazer com que os Distritos Sanitários tenham conhecimento das possibilidades de apoio que podem obter do Centro de Referência, reforçando as responsabilidades que cada unidade da rede tem no cuidado com a pessoa idosa.

Na apresentação do modelo, abordou-se o preenchimento do Formulário de Referência para o Creasi e a importância do idoso referenciado estar dentro dos critérios de admissão e manter o acompanhamento na Unidade de origem.

O apoio matricial foi apresentado como uma estratégia de compartilhamento de informações e saberes, que assegura apoio técnico especializado às equipes e profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica e pode originar uma ação clínica direta com pacientes ou ação de apoio educativo com e para a equipe.

Desde 2015, diversas ações foram desenvolvidas como capacitações, treinamentos e reuniões com a Área Temática da Saúde do Idoso de Salvador (ATSIS). Esta reunião fez parte de uma série de encontros que terão continuidade em 2018 e contemplarão todos os distritos sanitários da capital baiana.

Para maiores informações sobre o Apoio Matricial, é necessário entrar em contato com o Setor de Situação, através do telefone (71) 3270-5805 ou e-mailcreasi.situacao@saude.ba.gov.br.

 Ascom Creasi
/idosos/distrito sanitário

Notícias relacionadas