Hospital Juliano Moreira Recebe Menção Honrosa na I Mostra Integrada de Humanização e Saúde do Trabalhador do SUS-BA

14/12/2017 18:11

A Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (Superh), por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), concedeu Menção Honrosa ao Hospital Juliano Moreira na I Mostra Integrada de Humanização e Saúde do Trabalhador do SUS-BA. Dos 26 relatos de experiências exitosas selecionados e certificados, o Juliano Moreira teve dois trabalhos contemplados: o Mobiliza Módulos e o HJM Ativo.

O evento, que ocorreu nos dias 11 e 12 de dezembro, teve como objetivo fortalecer as políticas de humanização e a saúde do trabalhador da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, por meio do mapeamento, socialização e reconhecimento de experiências exitosas nesses campos. Com público presencial e por meio de videoconferência, o evento teve a participação de aproximadamente 30 municípios do Estado da Bahia, através dos auditórios da rede de videoconferência do IAT – Diretorias Regionais de Educação.

Trabalhos selecionados

O trabalho Mobiliza Módulos é um instrumento terapêutico desenvolvido com periodicidade semanal, objetivando a reinserção das usuárias internas nos módulos de assistência do Hospital Juliano Moreira. Tem como objetivo transformar o ambiente da internação em espaço relacional e de reinvenção do cotidiano dos sujeitos assistidos na unidade. Atua diretamente no campo da humanização e busca contribuir tanto para diminuir o tempo de permanência dos usuários na instituição quanto para sua reinserção na comunidade após sua alta.

Já o trabalho HJM Ativo tem por função propiciar ações voltadas para a promoção da saúde, a prevenção de doenças e a manutenção de um estilo de vida ativo dos servidores do Hospital Juliano Moreira pela prática de atividades físicas, práticas integrativas e orientações nutricionais.