Notícias /

Hospital Roberto Santos é selecionado para programa de excelência em segurança aos pacientes

15/12/2017 14:28

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, é um dos 120 hospitais escolhidos pelo Ministério da Saúde para integrar um programa nacional de excelência em segurança aos pacientes. A partir de agora, a instituição faz parte do projeto colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, voltado para unidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que possuem terapia intensiva adulto.

Com o plano, a expectativa é reduzir em 50% as contaminações relacionadas à assistência à saúde no país, como a infecção da corrente sanguínea associada ao uso de cateter venoso central e a pneumonia associada à ventilação mecânica. A medida prevê, ainda, redução de R$ 1,2 bilhão de gastos com tempo de permanência do paciente nos leitos e com a utilização de insumos.

Para implementar as diretrizes preventivas necessárias, o projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” vai prover suporte técnico e metodológico. Na última semana, profissionais do Hospital Roberto Santos participaram, em São Paulo, das sessões de aprendizagem.

Estiveram presentes, no evento, a diretora de enfermagem do HGRS, Aldacy Ribeiro; o diretor clínico, Miguel Mota; o coordenador do almoxarifado, Alan Almeida – representando o diretor administrativo, Josemar Cunha; a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Jaiane Tavares, e a coordenadora de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cirúrgica, Indaiane Abade. Eles atuarão como facilitadores da implantação das melhorias.

Ascom do HGRS

Notícias relacionadas