O projeto Sakura, idealizado pelos fisioterapeutas do Centro Estadual de Oncologia (Cican), juntamente com pacientes que tiveram diagnóstico de câncer de mama, promove no próximo dia 17 o evento “Vamos juntas à praia”, mais uma atividade que visa estimular o desenvolvimento biopsicossocial dessas mulheres. O evento será realizado a partir de 8 horas, na rua K, em Itapoan, com o apoio da Salvamar e da Associação Bahiana de Equoterapia.
O projeto Sakura foi criado em dezembro de 2016 e hoje conta com aproximadamente 50 participantes. Participam do projeto mulher com diagnóstico de câncer, que sejam pacientes do Cican e possam participar dos eventos e contribuir com trabalho e estímulo à evolução do grupo. Para isso, basta preencher uma ficha de cadastro e automaticamente passa a participar do grupo.
Para a fisioterapeuta Ivana Cedraz trata-se de um projeto para ajudar as pacientes com diagnóstico de câncer de mama a atravessarem momentos difíceis que a doença lhes trouxe. “Tentamos melhorar não só a saúde delas, como também a auto-estima e qualidade de vida”, complementa.
O evento “Vamos juntas à praia” busca estimular as mulheres mastectomizadas a voltarem a frequentar a praia, tendo em vista que se observa a enorme dificuldade que essas mulheres apresentam em continuar frequentando a praia após mastectomias e quadrantectomias.
“Fazemos vários eventos para estimular esse desenvolvimento biopsicossocial e acreditamos que muito mais poderá ser feito por essas mulheres, que têm sua vida transformada e nem sempre são apoiadas em suas famílias e pela sociedade a continuarem a viver normalmente”, conclui Ivana Cedraz.
Fonte: Cican
Cican/Sakura