Notícias /

Cedeba se integra à Campanha do Janeiro Branco de conscientização e prevenção da saúde mental

15/01/2018 15:24

Amanhã (16), das 14 às 16 horas, colaboradores do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba) participam do “Grupo para Alívio do Estresse à Ansiedade”, iniciativa do SIAST Assistencial, a primeira atividade que se insere na Campanha do Janeiro Branco, de conscientização e prevenção da saúde mental. No dia 25, das 15 às 16h30, haverá atividade de meditação, conduzida por um terapeuta, com a técnica “mindfullness” e, no dia 29, a médica do Cedeba, Graça Machado, também terapeuta, será a facilitadora da oficina de Meditação e Relaxamento, pela manhã.

A partir do Janeiro Branco, o SIAST – Serviço Integrado de Saúde do Trabalhador (SIAST/Cedeba) promoverá atividades focadas na prevenção de saúde mental dos seus colaboradores sempre nas terças – feiras à tarde e quartas pela manhã, durante seis meses, com o projeto “Oficinas Terapêuticas de Atenção Plena”.

Lidar com o estresse

Como explicou a psicóloga do SIAST/Cedeba, Viviane Oliveira, além do estresse da vida diária, das dificuldades financeiras que impactam na vida pessoal, o trabalhador da saúde convive com as doenças e angústias dos pacientes, aumentando seu problemas emocionais. Por isso – explicou – é muito importante aprender a transformar emoções negativas em positivas para reduzir o nível de estresse. “Trabalhar a mente com a meditação e o relaxamento é um excelente caminho, embora muitas pessoas não entendam assim por acreditarem que a única solução é o medicamento”, pontuou a psicóloga.

Para a enfermeira Kathleem, do SIAST/Cedeba, atividades voltadas para o relaxamento são fundamentais para a saúde, citando como experiência muito importante a participação do colaboradores no Coral Vozes da Sesab, que retoma suas atividades no próximo dia 26..

Origem do janeiro branco

Com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a Campanha Janeiro Branco nasceu em 2013, por inspiração da Campanha “Outubro Rosa”, por iniciativa de um grupo de psicólogos e psicólogas de Uberlândia (MG). O grupo entendeu que Janeiro, na virada do ano, hora de planos e mudanças, é o mês terapêutico por natureza. “A idéia e aproveitar o mês levando as pessoas a pensarem sobre Saúde Mental, sentidos da vida, propósitos existenciais, qualidade de relacionamentos, equilíbrio emocional e se são, ou não, verdadeiramente felizes”.

A campanha Janeiro Branco tem, dentre outros objetivos, fazer do primeiro mês do ano o marco temporal para que as pessoas reflitam sobre Saúde Mental; chamar a atenção de todo o mudo para os temas da saúde mental e da saúde emocional na vida das pessoas;aproveitar a simbologia do inicio do ano para incentivar as pessoas a pensarem em suas vidas; chamar a atenção das mídias e das instituições públicas e privadas para a importância da promoção da saúde mental e do combate das doenças emocionais.

Ascom do Cedeba
Cedeba/janeirobranco

Notícias relacionadas