Cedeba: Começam em março sessões temáticas em diabetes mellitus

23/01/2018 12:29

Este ano, as sessões temáticas em diabetes mellitus, que o Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba) promove, por meio da Coordenação de Educação e Apoio à Rede (Codar), começam no dia 6 de março, com o tema ” O Cuidado dos Olhos e o Diabetes”.

As sessões de atualização em diabetes têm como clientela as equipes multidisciplinares das Unidades de Saúde da Família, Centros Referenciais Regionais e estudantes da área de saúde. Sempre na primeira terça-feira do mês, são realizadas das 9 às 12 horas, em Salvador, no auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS). Para participar das sessões, não há necessidade de inscrição prévia.

Temas das sessões

No dia 3 de abril, a sessão trará do tema “Abordagem Interdisciplinar no Diagnóstico e Tratamento do Programa de Obesidade do Cedeba.” Terapia de Reposição Androgênica e Estrogênica em Pacientes com Diabetes Mellitus” será discutida no dia 8 de maio. No dia 5 de junho, uma tema que pela sua importância integra a programação das sessões todos os anos: “Pé Diabético”.

No segundo semestre, a programação começa com o tema “Contraceptivos e o Diabetes”, no dia 3 de julho. No dia 7 de agosto, “Diabetes no Jovem: como prescrever e ajustar (discussão interativa)”. “As Insulinas e seus Análogos no Tratamento do DM tipo 1″ será o tema da sessão do dia 4 de setembro. Em outubro, no dia 2, serão discutidas dermatopatias e diabetes”.

Em novembro, o foco será o Dia Mundial do Diabetes, que será comemorado nas unidades de saúde, daí não haver sessão de atualização. A programação das sessões de 2018 será encerrada no dia 4 de dezembro, com o tema “Bomba de Insulina”.

Ascom do Cedeba
Cedeba/sessões