Notícias /

Maternidade de Referência promove palestra sobre atualização em antibioticoprofilaxia cirúrgica

23/01/2018 15:24

A Maternidade de Referência Professor Maria de Magalhães Netto promoveu esta semana palestra sobre atualização e revisão em antibioticoprofilaxia cirúrgica para as Competências em Controle de infecção Hospitalar (CCIH), ministrada pelo médico infectologista da unidade, Fernando Romero. Além da palestra, uma reunião foi realizada, onde foi feita a leitura do Estatuto para a formação da Associação Baiana de Epidemiologia e Controle da Área de Infecção Hospitalar da Bahia.

“O objetivo de formar essa associação é para discutirmos temas sobre saúde e, junto com a associação nacional, tentarmos organizar congressos e cursos aqui na Bahia”, declarou. Fernando Romero.

O evento reuniu representantes dos hospitais Roberto Santos, Santo Amaro, Cardiopulmonar, COT e Jorge Valente. Romero enfatizou que através desse encontro, eles discutem questões de controle de infecção hospitalar em torno dos hospitais da Bahia, propostas e atualizações sobre o que é mais recente dentro do tema controle de infecção hospitalar.

A enfermeira Olívia Palmeira, do Hospital Cardiopulmonar falou sobre as diferentes realidades dos hospitais públicos e privados, e da importância da criação dessa associação. “O grupo é de fundamental importância para sociedade, a fim de contribuir a para segurança do paciente, pensando na prevenção de infecções”, destacou.

Conceito de Antibioticoprofalexia: administração de antimicrobianos aos pacientes antes da contaminação ou infecção terem ocorrido.

Ascom da MJMMN
Maternidade José Maria/CCIH

Notícias relacionadas