Notícias /

Encontro no Hospital Juliano Moreira tem como tema Janeiro Branco

24/01/2018 18:07

O XVII encontro do Café Cultura do Hospital Juliano Moreira (HJM) aconteceu nesta quarta-feira (24), no auditório da unidade. Aberto a estudantes de faculdades, profissionais e servidores do hospital, o evento teve como tema “Janeiro Branco: Discutindo a saúde mental numa perspectiva multidisciplinar”.

A campanha Janeiro Branco trata-se é dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.

Aberto pela diretora geral do HJM, Grace Lopes, o encontro teve como palestrante convidado o médico Antonio Freire, que discorreu sobre a “Depressão Maior”. “As principais características do transtorno depressivo são a presença de humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento do indivíduo”, afirmou. O palestrante ainda completou o seu discurso com poemas de Chico Buarque, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, entre outros, fazendo um link com os critérios diagnósticos.

O encontro prosseguiu com uma mesa redonda multidisciplinar composta por profissionais do HJM: Solange de Oliveira Santana Filha – Farmacêutica, Elane Barros Oliveira – Enfermeira, Julio Maia – Terapeuta Transpessoal, Leda Lessa Andrade Filha – Psicóloga, Anaise dos Santos – Assistente Social e Augusto Cesar Pinheiro – Técnico de Enfermagem.

O Projeto Café Cultura do Hospital Juliano Moreira foi criado partir da iniciativa da representante do Núcleo de Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde, Dorelena Souza da Cruz, objetivando organizar encontros mensais dos profissionais lotados na instituição, com a finalidade de promover ações culturais e relacionais, proporcionando uma maior interatividade entre as diversas categorias.

Ascom HJM
HJM/17 café cultura

Notícias relacionadas