Notícias /

Meditação com a técnica Mindfulness para servidores do Cedeba no Janeiro Branco

25/01/2018 15:21

A Campanha Janeiro Branco, de conscientização e prevenção da saúde mental, foi marcada no Cedeba com meditação conduzida pelo terapeuta Eli Samuel de Santana, por meio da técnica mindfulness (atenção plena), um estado psicológico em que a pessoa está focada no momento presente com abertura, aceitação e sem julgamentos. Para desenvolver este estado são usadas principalmente práticas meditativas, como explicou o psicólogo, graduado pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo(USP), e especialista em mindfulness pela UNIFESP.

O programa de mindfulness, segundo explicou o psicólogo, ajuda na redução do estresse e melhora a qualidade de vida para as pessoas em geral e também para as que sofrem de doenças que são agravadas pelo estresse, como diabetes, hipertensão, insônia, alergias, além de prevenir a repetição da depressão, doença que o Brasil ocupa o quinto lugar no mundo (a depressão é a principal causa de suicídio). De acordo o psicólogo, no Reino Unido três episódios de depressão garantem ao paciente participação no Grupo de Mindfulness, com um total de oito sessões.

Ele explicou que o Mindfulness ajuda na melhoria da saúde, por meio do gerenciamento do estresse. E por que são importantes as estratégias para manejo do estresse? O psicólogo destacou que muitos casos de depressão são causadas pelo estresse crônico. O estresse faz parte do cotidiano, mas o que faz adoecer é o lado negativo do estresse como o trânsito nas grandes cidades, a violência. E o corpo dá sinais da instalação do estresse com variadas manifestações como insônia, enxaqueca, gastrite, esofagite, distúrbios alimentares, dentre outros. Como as fontes de estresse são muitas, o organismo fica como uma balança com pratos desequilibrados. É preciso – analisou – buscar estratégias de equilíbrio para manter o estresse sob controle.

Janeiro branco

Para o psicólogo Eli Santana, a Campanha Janeiro Branco, criada em 2014, em Uberlândia, pelo psicólogo Leonardo Abraão, é muito importante para uma tomada de consciência sobre a importância da saúde mental. O Brasil – pontuou – além do alto índice de estresse, é campeão em transtorno de ansiedade, que causa muitas doenças, onde se incluem a síndrome do pânico, as fobias, a obesidade, dentre outras.

As atividades do Janeiro Branco, ação do SIAST – Serviço Integrado de Saúde do Trabalhador (SIAST/Cedeba) continuam. Na próxima quarta, pela manhã, a médica do Cedeba e também terapeuta, Graça Machado, será a facilitadora da oficina Meditação e Relaxamento. Durante seis meses, os servidores terão atividades focadas na prevenção da Saúde Mental, com o projeto “Oficinas Terapêuticas de Atenção Plena”.

ASCOM/CEDEBA
CEDEBA/minfulness2

Notícias relacionadas