Notícias /

Hemoba celebra dois anos de funcionamento da unidade de coleta no SAC Cajazeiras

19/02/2018 11:25

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) comemora, nesta quinta-feira (22), dois anos de funcionamento da unidade de coleta de Cajazeiras, localizada no SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão do próprio bairro.

A unidade de coleta, que tem a capacidade de receber cerca de 120 candidatos por dia, surgiu com o objetivo de descentralizar e facilitar o acesso dos doadores voluntários do bairro e adjacências.

“A chegada da unidade de coleta no SAC facilitou o acesso e a prática da doação e da conscientização da população. A presença da Hemoba em Cajazeiras é muito importante, pois sou doador há muitos anos, mas passei um período longo sem doar por conta da distância e das dificuldades do dia a dia”, afirma Jair Leal, morador de Cajazeiras há 34 anos e doador fidelizado da Hemoba. Aos 45 anos de idade, Jair Leal, além de doar regularmente, ainda realiza a sensibilização no bairro através de publicidade sonora com carro de som, bicicleta e rádio comunitária.

Segundo Isleide Costa, Captadora da unidade, para aumentar ainda mais o número de doadores é necessário ampliar o contato com as lideranças do bairro: “boa parte dos nossos doadores, são os chamados doadores fiéis, aqueles que comparecem à unidade com frequência. Outros moradores do bairro aguardam sempre por campanhas, que são divulgadas através das lideranças comunitárias ou nos meios de comunicação”.

A expectativa da Hemoba é alavancar os estoques de bolsas de sangue no estado e aumentar o número de atendimentos realizados em Cajazeiras. Para isso, conta com a ajuda da comunidade local na tarefa de disseminação da cultura da doação de sangue.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

 Fonte: Ascom Hemoba

Notícias relacionadas