Notícias /

Visita do irmão é realizada na Unidade Semi-Intensiva Neonatal do Iperba

19/02/2018 14:18

Desde 2014, crianças a partir de cinco anos de idade podem visitar seu irmãozinho internado na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCO) do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), localizado no bairro de Brotas, em Salvador. O programa, desenvolvido pelo Serviço de Psicologia da unidade, permite que o irmão destes bebês conheça-os ainda na internação, de forma a compartilhar as experiências vividas por seus pais e avós.

Geralmente, o filho mais velho acompanha a gestação e espera junto com os pais pelo nascimento do bebê. Visitá-lo permite que ele continue a partilhar desta história com seus familiares. Neide Soares (33 anos), mãe de Thalita Vitória, que nasceu no Iperba dia 11 de fevereiro, disse ter amado a possibilidade de sua outra filha, Andrinne Nancy, de seis anos, ter visitado a irmã. “Minha filha estava muito ansiosa para conhecer a irmã. Ela chorava o tempo todo. Agora ela está muito feliz”, afirma Neide.

O recém-nascido chega em uma situação familiar que já existe, no qual precisará ser inserido, e permitir a visita dos seus irmãos pode ajudar no seu cuidado ampliado. Com a participação dos filhos, a família recebe maior suporte para enfrentar a internação do bebê, já que a criança passa a entender por que o irmão não foi para casa e por que a mãe fica o dia inteiro no hospital.

Ao longo destes 04 anos de serviço, 46 crianças conheceram seus irmãos ainda na unidade semi-intensiva. Podem participar da visita, irmãos de bebês internados na UCINCO, com mais de cinco anos de idade e que estejam saudáveis. A criança visitante não pode estar com qualquer sinal de infecção ou com problemas na pele. Este cuidado é importante para garantir a segurança dos recém nascidos internados.

A visitação acontece por intermédio da psicóloga do setor, que conversa primeiro com os pais para discutir a possibilidade da visita. A criança deverá passar também por atendimento psicológico, com o intuito de analisar suas condições de ter contato com o bebê. A visita ocorre com um irmão de cada vez, na presença de um dos pais ou avós e a psicóloga.

 Ascom Iperba
/Iperba/visita de irmãos

Notícias relacionadas