Notícias /

Ciclo de webpalestras debate temas de promoção e prevenção à saúde da mulher

21/02/2018 09:21

Por considerar a saúde da mulher como uma prioridade de governo, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), por meio do Núcleo Técnico Científico – Telessaúde Bahia realiza nos meses de fevereiro, março e abril, um ciclo de webpalestras voltadas para a Saúde da Mulher, para profissionais e gestores da Atenção Básica, estudantes e pessoas interessadas no assunto.

Segundo Érica Menezes, responsável pela oferta de Tele-Educação do Telessaúde Bahia, a necessidade de trabalhar essa temática partiu da análise das teleconsultorias recebidas na Plataforma do Telessaúde e do trabalho realizado em parceria com a Área técnica de Saúde da Mulher do Estado e o HUPES (Hospital Universitário Prof. Edgard Santos). “A Atenção Básica tem um importante papel no cuidado das pessoas e comunidades e na redução da morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis. A atenção à saúde da mulher, por sua complexidade, exige qualificação constante dos profissionais de saúde com objetivo de ampliar acesso, garantir qualidade das ações e respeito a diversidade cultural, sexual, étnica e religiosa, contribuindo para a construção da autonomia das mulheres”, explicou Érica.

Nesta quinta-feira, (22/02), às 14h30, acontece a primeira webpalestra da série, com o tema: Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva das Mulheres, evento online, aberto ao público e sem a necessidade de inscrição prévia, que irá discutir à atenção à saúde sexual e reprodutiva e atribuição das equipes de Atenção Básica. Esse tema deve ser amplamente discutido, considerando o fato de marcado por tabus e preconceitos e pela sua importância na qualidade de vida das pessoas. A programação ainda compreende discussões sobre à Atenção à Saúde das Mulheres na Atenção Básica com ênfase na violência doméstica; Manejo das alterações nos exames preventivos do câncer de colo do útero. Para mais informações, acesse: www.telessaúde.ba.gov.br/agenda

Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da Mulher

Os esforços empreendidos na área da atenção à saúde da mulher têm sido direcionados especialmente para a garantia do acesso das mulheres aos serviços essenciais de saúde. Estes esforços têm resultado em um avanço na ampliação do acesso a serviços de prevenção e recuperação da saúde, especialmente nas áreas do planejamento reprodutivo, atenção obstétrica e neonatal, prevenção e controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e do câncer ginecológico e assistência à mulher vítima da violência doméstica e sexual.

Webpalestras

As webpalestras do TelessaúdeBA acontecem às terças e quintas-feiras a partir das 14h. A transmissão é online, por meio do link www.telessaude.ba.gov.br/participe

Notícias relacionadas