Notícias /

Unidade da Hemoba no Sac Cajazeiras completa dois anos com mais de 7,8 mil atendimentos realizados

21/02/2018 17:18

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) celebra, nesta quinta-feira (22), dois anos de funcionamento da unidade de coleta de Cajazeiras, localizada no SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão do próprio bairro. Desde sua inauguração, a unidade já atendeu mais de 7850 candidatos à doação de sangue e coletou mais de 4,8 mil bolsas de sangue.

A unidade surgiu com o objetivo de descentralizar e facilitar o acesso dos doadores voluntários de Cajazeiras e adjacências. Localizada estrategicamente num ponto de grande circulação do bairro, a Hemoba de Cajazeiras, tem capacidade de receber até 120 candidatos por dia.

No primeiro ano de funcionamento, em 2016, a Hemoba de Cajazeiras recebeu 2.453 candidatos à doação de sangue, sendo que foram coletadas 1.961 bolsas. Já em 2017, a unidade atendeu 3.380 candidatos à doação, que resultaram em 2.378 bolsas de sangue coletadas. Este número ajudou a manter os estoques da Fundação regulares e, consequentemente, contribuiu para o atendimento das demandas transfusionais dos hospitais e unidades de saúde do estado.

Outro dado importante foi o do cadastro de medula óssea. Ao longo destes 2 anos, 1090 pessoas se cadastraram no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). O cadastro representa a esperança de centenas de pacientes que aguardam um doador que não seja da família para realizar o transplante.

Segundo o diretor-geral da Hemoba, Marinho Marques, “a unidade se configura como mais uma opção de atendimento para a população. A localização em um bairro populoso representa um potencial muito grande de coletas de bolsas de sangue e nos ajuda a captar e fidelizar doadores”.

Para homenagear os doadores voluntários do bairro, a Hemoba preparou um café da manhã especial, além de atividades lúdicas e palestra de sensibilização para o doador voluntário de sangue. A unidade de Cajazeiras funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

 Fonte: Ascom Hemoba

Notícias relacionadas