Notícias /

Creasi disponibiliza exame de densitometria óssea para população

22/02/2018 13:31

Aos 57 anos, Maria Lúcia Silva Evangelista realizou o exame de Densitometria Óssea na última terça-feira (20), no Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi). Encaminhada pela endocrinologista, Lúcia, como prefere ser chamada, mora em Feira de Santana e vem sentindo fortes dores pelo corpo. Com hora marcada para ser atendida às 10 horas, às 10h05 já estava realizando o exame. “Vim ao Creasi na semana do carnaval e não imaginava que faria o exame tão rápido e que o serviço fosse tão bom”, ressaltou a paciente.

O Creasi é uma unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e está com marcação disponível para realização de Densitometria Óssea para a população de qualquer idade, residente no estado. “O exame é indicado para confirmar o diagnóstico de osteoporose e érecomendável que mulheres após a menopausa, homens com mais de 60 anos, pessoas portadoras de doenças metabólicas sejam encaminhadas para fazer o exame”, salientou Sérgio Santana, ortopedista da Unidade.

De acordo com Quele Ribeiro, técnica em radiologia, “o exame é relativamente rápido, não exige nenhum preparo para ser feito e não é necessário ser paciente da Unidade ou ser idoso”. Tânia Mara Morais realizou o exame na tarde de segunda-feira (19) e se surpreendeu “achei que ficaria aqui a tarde toda, mas foi super rápido, me surpreendi com o atendimento e rapidez”. Moradora da Pituba, Tânia, que atualmente está com 56 anos, foi diagnosticada há 3 anos com Lupus Sistêmico e realizou o exame por solicitação da reumatologista e por prevenção.

O reumatologista do Creasi, Dr. Jairo Brandão, alerta que a osteoporose é uma doença silenciosa e é importante ficar atento aos pacientes que façam uso prolongado de medicamentos anticonvulsivantes, anticoagulantes e corticóides, assim como aqueles com casos da doença na família. “A Densitometria Óssea é um exame padrão ouro para avaliação da densidade mineral óssea e, independente da sintomatologia, alguns casos requerem uma maior atenção”, explicou o médico.

Como agendar

Para a realização do exame é preciso efetivar a marcação de forma presencial, no próprio Creasi (Av. ACM, S/n, Centro de Atenção à Saúde Prof. Dr. José Maria de Magalhães Netto (CAS), térreo, Parque Bela Vista – Iguatemi), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, apresentando original e cópia do RG, do CPF, do comprovante de residência com CEP, o Cartão SUS e o Laudo para Solicitação/Autorização de Procedimento Ambulatorial, com data inferior a 90 dias. No caso de pacientes residentes no interior da Bahia a marcação pode ser realizada através do fax (71) 3270-5829 ou e-mail creasi.diretoria@saude.ba.gov.br). Maiores informações através do telefone (71) 3270-5719/3270-5720 ou do site www.saude.ba.gov.br/creasi.

Ascom do Creasi
Idoso/densi

 

 

Notícias relacionadas