Notícias /

Iperba disponibiliza atendimento com sexóloga

22/02/2018 13:37

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o sexo é um dos pré-requisitos para a qualidade de vida, tão importante quanto praticar exercícios e se alimentar bem. Pensando nisso, o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) oferece, desde de 2012, atendimento com uma especialista em sexologia. O objetivo do serviço é melhorar a vida sexual de mulheres que possuem algum tipo de disfunção sexual, seja ela orgânica ou psicogênica (alteração sexual de origem psicológica).

A sexologia é uma ciência que trabalha com as questões sexuais abrangendo duas áreas: preventiva e curativa. A primeira trabalha com a educação sexual e a segunda com a terapia ou medicina sexual. Antes de o paciente começar a terapia sexual é indicado que ele passe pelo médico urologista, no caso dos homens, e ginecologista no caso das mulheres, para verificar se há algum problema orgânico.

De acordo com Nívea Ribeiro, médica sexóloga do Iperba, a maioria das disfunções sexuais estão relacionadas ao fator psicogênico que refletem na resposta sexual – desejo, excitação e orgasmo. Nestes casos, aplica-se o tratamento psicoterápico, cujas sessões têm em média 40 minutos de duração. A terapia leva cerca de dois a oito meses, dependendo do interesse do paciente em seguir as orientações do profissional.

No Iperba, o atendimento é realizado individualmente para a mulher, mas a médica sempre convida o parceiro para participar de algumas consultas, pois existem algumas técnicas que devem ser desenvolvidas pelo casal.

A demanda para o Serviço de Sexologia do Iperba é aberta, isto é, qualquer mulher que sinta a necessidade de realizar o tratamento pode marcar uma consulta. O agendamento é presencial na Recepção do Ambulatório do Iperba de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Ascom do Iperba
Iperba/sexóloga