Notícias /

Sabadão Solidário: hemocentro coordenador funciona em horário estendido neste sábado

22/02/2018 16:17

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) promove, neste sábado (24), das 7h30 às 18h30, o ‘Sabadão Solidário’ no hemocentro coordenador. Na oportunidade, a unidade, localizada na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), receberá doadores voluntários do projeto ‘Vida por vidas’, formado por integrantes da Igreja Adventista, alunos da Faculdade Bahiana de Medicina do projeto ‘Ser Bahiana é ter saúde na veia’, além de membros do Instituto de Apoio aos Reservistas da Pátria (IBARP).

O Sabadão Solidário é uma ação primordial para a Hemoba devido à sua funcionalidade em captar e fidelizar doadores, através de estímulos em horários especiais. A expectativa é mobilizar uma parcela da sociedade que não pode comparecer a uma unidade de coleta durante a semana, dando oportunidade para os interessados em doar sangue e cadastro de medula óssea.

O professor da Faculdade Bahiana de Medicina, Rinaldo Antunes, tomou a iniciativa de mobilizar os alunos para comparecerem à Fundação. “Todo ano levamos os nossos alunos, para a Hemoba, com a finalidade de conhecer as etapas da doação de sangue, e assim, se sensibilizarem e realizarem a doação, não só naquele dia, mas que se crie um hábito de fazer a doações regulares”, afirma.

Para o coordenador técnico de coleta da Fundação Hemoba, Marcelo Matos, a participação de grandes grupos no Sabadão é primordial para que os estoques permaneçam estáveis. “O ideal seria podermos contar com doadores fidelizados que comparecessem ao hemocentro de forma regular, criando um estoque seguro e uniforme. Portanto, a presença destes voluntários é essencial para a Fundação Hemoba”, aponta Marcelo.

Já Messias Dias, presidente do Instituto de Apoio aos Reservistas da Pátria, explica que está convocando todos que serviram às Forças Armadas para contribuir com a corrente de solidariedade. “Vamos fazer a diferença e salvar vidas, assim contribuir para uma sociedade melhor”, disse.

Interior

No interior do estado, a unidade da Hemoba do município de Alagoinhas já está preparada para o atendimento especial no final de semana. A ação acontece em parceria com grupos de ciclistas da cidade, que prometem levar muita solidariedade na manhã deste sábado (24). A unidade, localizada na Praça Graciliano de Freitas, atende os candidatos à doação de sangue das 8h às 12h.

Estoque

Desde o início do ano, os estoques da Hemoba estão em alerta. No momento, a Fundação precisa com urgência de doadores de sangue do tipo: A-, B-, B+, O- e O+. O estoque dos grupos A+, AB+ e AB- estão estáveis. Lembrando que a posição do estoque é variável de acordo com os pedidos dos hospitais e unidades de saúde.

Recomendações

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Atenção: Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra febre amarela ficam inaptos por quatro semanas, a contar da data da vacinação.

 Ascom Hemoba
/hemoba/novo sabadão

Notícias relacionadas