Notícias /

Moradoras do bairro São Caetano são beneficiadas em ação da 2a edição da Feira Março Mulher

24/02/2018 22:12

No terceiro dia de ação, como parte da segunda edição da Feira Março Mulher, as Voluntárias Sociais (VSBA), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através do Hospital da Mulher, estiveram neste sábado (24) na quadra de São Caetano, ao lado da base comunitária, em Salvador, realizando exames preventivos para a realização de cirurgias de laqueadura e colocação de Dispositivos IntraUterinos (DIU).

Andréa Jesus, de 31 anos, é mãe de um filho e procurou a Feira com o desejo de colocar o DIU. “Fico feliz porque a Feira veio ao meu bairro”, afirmou. “Acho que é importante para nós, mulheres, ações como essa!”.

Após passar pelo exame preventivo, Andréa, assim como as demais mulheres, poderão dar continuidade ao tratamento de acordo com as suas necessidades, dentre elas o procedimento de inserção do DIU ou realização de laqueadura.

Este é o caso de Vânia dos anjos, de 35 anos. Com dois filhos, a moradora local não pretende mais engravidar. Por isso, abraçou a oportunidade de realizar a laqueadura. “Já estava querendo fazer laqueadura, não queria ter mais filhos, mas não tinha condições de fazer o procedimento”, contou. “Aqui a oportunidade é melhor, tenho possibilidade de fazer meus exames e ainda dar continuidade de forma mais fácil. É uma iniciativa excelente, inclusive a de realização de mamografias, que ajuda na prevenção”. “Que aconteça mais vezes, pois ajuda muita gente!”, desejou.

São Caetano é o terceiro bairro a ser contemplado. Na quinta-feira (22), foi a vez do bairro de Amaralina, na sexta (23), da Liberdade. A ação segue no domingo (25) em Cajazeiras (Campo da Pronaica) e segunda-feira (26), em Periperi (Praça da Revolução)

Como ser atendida?

Para participar da Feira é necessário que a mulher compareça ao local munida dos documentos de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.

As cirurgias de laqueadura serão realizadas para mulheres a partir dos 25 anos de idade e que já possuem dois ou mais filhos.

Ascom hM
/hospital da mulher/ São Caetano

Notícias relacionadas