Notícias /

Banco de Leite Humano do Iperba está com estoque baixo

27/02/2018 14:21

O Banco de Leite Humano do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) está com um estoque insuficiente para atender aos recém-nascidos prematuros internados na unidade semi-intensiva. O leite materno é o melhor alimento para o bebê, especialmente os prematuros, até o sexto mês de vida. De acordo com o Ministério da Saúde, através do leite materno o bebê recebe anticorpos da mãe para proteção contra diarréia e infecções, além de diminuir o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Ocorre que as mães de bebês prematuros possuem uma menor produção de leite, devido a falta de estímulo, já que os pequeninos ainda não conseguem sugar no peito da mãe. O emocional da mulher que acabou de parir está passando por um momento delicado também interfere na produção. A doação de leite materno torna-se então fundamental para a sobrevivência desses bebês internados.

O BLH do Iperba foi inaugurado em 2009 e realiza ordenha de mães com filhos internados na Unidade Semi-Intensiva, além de realizar coleta de leite humano nas residências das doadoras, com o apoio do 12º Grupamento de Bombeiros Militar (Salvar). A unidade precisa manter um estoque mensal de 140 litros de leite humano para atender os bebês prematuros internados na sua unidade semi-intensiva neonatal. Atualmente, o Iperba está com 40 litros em estoque, ou seja, com uma quantidade limite para atender os bebês mais críticos.

Toda mulher que amamenta e tem excedente de leite pode fazer a doação, basta estar saudável e não tomar nenhum tipo de medicamento incompatível para a amamentação. Para doar é preciso apenas ligar para o Bando de Leite Humano do Iperba, através do telefone 3116-5118, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Ascom do Iperba
Iperba/estoque

Notícias relacionadas