Segurança no trabalho: Ações do HGVC para conscientização e combate a incêndio

27/02/2018 11:26

Os servidores de todos os setores do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) costumam receber orientações sobre o uso de extintores de combate ao incêndio. A ação é realizada há cerca de cinco anos, sendo repetida semestralmente para que o aprendizado seja reforçado e alcance novos públicos.

Os espaços de orientação é promovido pelo Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (Siast), no intuito de tornar cada servidor capaz de eliminar possíveis focos de fogo no sentido de evitar grandes incêndios.

As instruções têm sido bem recebidas, pois é entendida a necessidade de saber o modo correto de lidar com os extintores no momento em que se inicia o foco, é importante o servidor ter consciência de que a habilidade de manusear de forma adequada o extintor de incêndio aumenta consideravelmente as chances do fogo não se alastrar.

Projeto de Revitalização do Sistema Fixo

Os extintores de incêndio são entendidos como um sistema móvel de combate a incêndio. O HGVC já conta com uma cobertura total desse sistema, que é posicionado em lugares estratégicos. São 97 extintores, entre eles os de pó químico, água pressurizada e CO², que são distribuídos em 47 setores, considerando área externa e interna, seguindo as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego e também da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O Siaste agora está trabalhando em um projeto que visa revitalizar o sistema fixo, um sistema de hidrantes interligados em uma rede de tubulação, que pode ser utilizado para controlar e até combater o foco de um incêndio, além de criar outros pontos, para que a abrangência seja maior pela unidade, reforçando os cuidados em setores que demandam maior atenção, como almoxarifado e farmácia.

Ascom do HGVC
Vitória da Conquista/incêndio