Notícias /

Educação para o cuidador: programa fortalece o tratamento

28/02/2018 14:57

Acolher as pessoas que estão diretamente envolvidas na tarefa do cuidar, reforçando a importância da recuperação e manutenção da funcionalidade da pessoa idosa, através da educação em saúde, e apoio ao cuidador no entendimento das suas próprias demandas, que exigem acima de tudo o auto cuidado, são os pilares do Programa de Apoio ao Cuidador desenvolvido pelo Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi).

Funcionando há quase 7 anos, o Programa de Apoio ao Cuidador é coordenado pelas enfermeiras Amélia Oliveira e Nelci Medeiros, e realiza ações para os profissionais e familiares que prestam cuidados básicos à pessoa idosa. Os encontros semanais abordam temas relacionados com o envelhecimento, as dificuldades em lidar com as características e especificidades das enfermidades, o estresse que a atividade do cuidar pode gerar e as diversas consequências no bem-estar e saúde do cuidador.

Mudando a vida das pessoas

“O Programa muda a vida das pessoas porque desperta nelas a importância do olhar para si mesmo, de entender que só pode cuidar do outro, cuidando de si mesmo, compartilhando medos, angústias e estimulando a busca por informação e conhecimento”, salienta Amélia. A enfermeira ressalta que, com isso, o Programa consegue reforçar a importância da assistência prestada pelo Creasi, fortalecer os laços com os familiares e oferecer um atendimento integral ao idoso.

Há 2 anos no Programa, Maria José cuida da mãe, paciente do Creasi, com Doença de Alzheimer. “O tratamento está sendo muito bom. Eu me encontrava em um estado de nervos altíssimo, estressada e depressiva. No grupo, recebo orientações sobre como cuidar melhor da minha mãe e entender a doença. Com isso, a minha qualidade de vida melhorou. Os encontros ajudam na minha rotina diária, e faço o possível para não perdê-los”.

O Programa de Apoio ao Cuidador é dirigido às famílias e cuidadores de pacientes acompanhados no Creasi, mas a participação nas palestras é aberta ao público e a inscrição pode ser feita através do e-mail creasi.comunicacao@saude.ba.gov.br. O próximo acontecerá na terça-feira (06), às 14 h, com a palestra “Cuidando da Pessoa Idosa: Demências, o que é preciso saber?”. Os participantes que solicitarem, receberão certificado. As vagas são limitadas.

Ascom do Creasi
Idoso/fortalece

Notícias relacionadas