Governador assina ordem de serviço para equipamentos de saúde em Camaçari

28/02/2018 16:22

O Governador Rui Costa assina nesta quinta-feira (01), em Camaçari, às 14h, as ordens de serviço para construção de um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no bairro Comércio III; um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III, no centro da cidade; uma Academia de Saúde em Arembepe; e de duas Unidades Básicas de Saúde, uma delas em Barra do Jacuípe e a outra no bairro Verdes Horizontes. Para erguer os novos equipamentos de saúde serão investidos cerca de R$6,7 milhões através de recursos do programa de fortalecimento do SUS na Região Metropolitana – Prosus financiado pelo banco interamericano de desenvolvimento – BID.

A assinatura, que contará com a participação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ocorrerá durante a entrega da nova sede do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Camaçari, localizado na Rua Delegado Cleyton Leão Chaves, no centro da cidade, próximo à Rodoviária, com entrada ao lado da Polícia Civil.

O Cerest tem como finalidade ampliar a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), tendo como objetivo atuar prevenindo, controlando e enfrentando os problemas de saúde coletiva como as mortes, acidentes e doenças relacionadas com o trabalho. Presta atendimento aos trabalhadores com a realização de consultas médicas ou de acolhimento, além de desempenhar funções de suporte técnico, de educação permanente, de coordenação de projetos de promoção, vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores.

Os Caps atuam na rede municipal de atenção a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes e oferece atendimento à população da sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.

O Programa Academia da Saúde no âmbito do SUS visa contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.

A Unidade Básica de Saúde é um serviço ambulatorial de atenção primária. Os principais serviços oferecidos nas unidades são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

*Imagem ilustrativa

Ascom Sesab