Camaçari recebe pacote de investimentos em segurança, saúde e infraestrutura

01/03/2018 18:20

Em Camaçari, nesta quinta-feira (01), o governador Rui Costa assinou ordem de serviço no valor de R$6,7 milhões para construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma delas em Barra do Jacuípe e a outra no bairro Verdes Horizontes, um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no bairro Comércio III, um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III, no centro da cidade, e uma Academia de Saúde em Arembepe.

Presente ao evento, o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, falou da importância da estruturação da atenção básica e ressaltou que em abril será a vez de anunciar a construção da Maternidade de Camaçari.

Na ocasião, o governador ainda entregou um Distrito Integrado de Segurança Pública, além da autorizar a pavimentação em vias no Pólo Petroquímico e a restauração da pavimentação no trecho da via do Cobre e alças de acesso à BA-093 e entregou uma viatura.

“É o maior investimento da história de Camaçari, tanto em infraestrutura como em Saúde, e eu vou voltar em breve para autorizar a construção da Maternidade”, afirmou o governador. A Unidade de Saúde Verdes Horizontes vai contar com pelo menos duas Equipes de Atenção Básica e está recebendo investimento de R$ 1,8 milhão. Já a unidade que será construída em Barra do Jacuípe, que também terá no mínimo duas Equipes de Atenção Básica, vai receber investimento de aproximadamente R$ 2 milhões. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) está recebendo recursos da ordem de R$ 860 mil e, no Centro de Atenção Psicossocial, serão investidos mais R$ 1,8 milhão. Ainda na área de Saúde, Arembepe vai receber uma academia ao ar livre, no valor de R$ 200 mil.

“Vamos entregar a construção daqui a alguns meses, com todos os equipamentos e todo o mobiliário, para a prefeitura colocar para funcionar. As duas unidades básicas de saúde representam investimento de aproximadamente R$ 4 milhões. O melhor lugar para o cidadão ir não é o hospital, não é o Pronto Atendimento, mas é um Posto de Saúde. Os exames preventivos são feitos nos postos de saúde e podem salvar uma vida. Por isso não adianta ter um belíssimo hospital e não ir a um posto de saúde”, afirmou o governador.

O governador falou dos outros investimentos que estão sendo realizados em Camaçari. “Nós também estamos autorizando a construção de uma Academia da Saúde, um centro de Referência da Saúde do Trabalhador, que será custeado pelo Governo do Estado. Camaçari é o principal pólo industrial da Bahia, um dos principais do Brasil. Então, nós temos que cuidar da saúde do trabalhador. Vamos construir também um Centro de Atenção Psicossocial. Antigamente as pessoas eram internadas em manicômios, que pareciam presídios. Hoje, nós damos atenção às pessoas que têm esses problemas sem precisar levá-las aos manicômios, com atendimento e medicação”.

Fonte: Secom