Notícias /

Ginástica Laboral melhora o desempenho de servidores do HGVC

01/03/2018 15:27

Ao observar o grande número de funcionário apresentando quadro de doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho, como dores no corpo e o estresse, viu-se a necessidade de efetivar no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) a prática da ginástica laboral, que foi implementada em 2014 pelo Serviço Integrado à Saúde do Trabalhador (Siast). Desde a implantação até dezembro de 2017, foi registrada uma queda de 70% no número de casos desse tipo de doença entre os profissionais do hospital.

Executada pelos Fisioterapeutas da equipe do Siast, a iniciativa age na prevenção de doenças relacionadas às atividades do trabalho e tem sido uma ação constante nos setores internos do HGVC. A ginástica laboral tem como objetivo promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que trabalham a reeducação postural, aliviam o estresse, diminuam o sedentarismo, aumentam o ânimo para o trabalho, promovam a saúde e uma maior consciência corporal, aumentam a integração social, melhoram o desempenho profissional, diminuam as tensões acumuladas no trabalho, previnam lesões e doenças por traumas cumulativos (LER/DORT), diminuam a fadiga visual, corporal e mental por meio da pausa para os exercícios, que são feitos diariamente.

Siast

Com atuação desde 2012 no HGVC, o Siast, Siast é um programa da Secretaria de Saúde do Estado pautado no Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Paist), avaliando atestados médicos e monitorando diretamente a situação de saúde do servidor com base na Classificação Internacional de Doenças e avaliações presenciais.

Compete ao Siast acompanhar, monitorar e oferecer subsídio para que o trabalhador tenha um ambiente laboral saudável e ao mesmo tempo possam ser promovidas ações de prevenção de agravo e também de acompanhamento da saúde dos servidores. Para isso, são feitas visitas periódicas aos ambientes de trabalho, o que torna possível observar as inconsistências do local em relação ao trabalhador.

Ascom HGVC
HGVC/laboral

Notícias relacionadas