Notícias /

Atividade no Cepred: Meditação e Saúde: Tudo a ver

02/03/2018 14:54

O Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), por meio do Serviço Integrado de Saúde do Trabalhador (SIAST), promoveu uma palestra sobre a importância da meditação na saúde do trabalhador, no auditório da unidade. O evento marcou o resgate e fortalecimento de algumas atividades implantadas na unidade, em consonância com o PAIST. As convidadas e facilitadoras Helenice do Espirito Santo Conceição e Edilene Nogueira da Silva, que fazem parte do Cafh (Caminho de Desenvolvimento Espiritual), instituição sem fins lucrativos, falaram sobre o Método de Cafh: aprenda a perceber em si mesmo o que você deseja para o nosso mundo. Nele, pode-se encontrar práticas que favoreçam o conhecimento de si mesmo, sendo a técnica da meditação uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento humano, com base seguinte compreensão: a saúde como o bem-estar físico, mental, social e espiritual.

No processo de desenvolver-se, por vezes, nos equivocamos com a noção que temos da realidade e de nós mesmos de tal forma que, as respostas que damos às situações que comprometem nossa estrutura nos tornam vulneráveis às enfermidades. Porém, é possível nos beneficiarmos com outras maneiras de agir para a harmonização de elementos que nos asseguram um viver saudável.

Considerando que o SIAST do Cepred vem investindo na institucionalização de práticas integrativas e complementares (PIC), portadoras de princípios que possam ajudar na promoção da saúde, a participação e ideias expostas pelas duas facilitadoras vem agregar experiências aos trabalhos regulares de meditação que já vem acontecendo na unidade, em diferentes horários, inclusive com outros colaboradores internos, como Maria de Fátima Schramm, assistente social, e o psicólogo Márcio Bernardes, que adota outras técnicas.

Nesse âmbito, a utilização da técnica da meditação pode resultar em um viver saudável, para quem se proponha realizá-la regularmente. Os benefícios de sua prática sistemática melhora a concentração, a qualidade do sono, o sistema imunológico e reduz as consequências nocivas ao corpo, possibilitando que seus praticantes escolham com liberdade as reações que querem ter frente as circunstâncias que se lhes apresentem no trabalho e na vida em geral.

Fonte: Codep/Siast
Cepred/SIAST

Notícias relacionadas