Notícias /

Hospital Luis Eduardo Magalhães ganha novo serviço de endoscopia

02/03/2018 14:52

Desde a semana passada, o Hospital Regional Deputado Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, realiza a Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), técnica que utiliza simultaneamente a endoscopia digestiva e a imagem fluoroscópica para diagnosticar e tratar doenças associadas ao sistema biliar e pancreático. Dessa maneira, durante o procedimento é possível extrair cálculos, realizar drenagem biliar ou colocar uma prótese.

A CPRE está indicada na avaliação e no tratamento de doenças como obstrução biliar secundária à presença de cálculos, pancreatites, tumor de papila, icterícia, fístulas biliares e litíase, que antes só eram tratadas através de cirurgia, método mais invasivo e com recuperação mais demorada.

“Esse método da CPRE é o mais utilizado em grandes centros e nós estamos muito felizes em poder executá-lo aqui no HRDLEM, pois é tão eficaz quanto a cirurgia, mas é menos traumático para o paciente, tendo em vista que diminui o tempo de internação e exige menos cuidados no pós-operatório, evitando, por exemplo, que ele fique com dreno por 21 dias”, relatou George Schreiber Filho, especialista em cirurgia geral pelo MEC e especialista em endoscopia digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

A CPRE é considerada uma técnica de alta complexidade, e no Extremo Sul da Bahia o HRDLEM, é pioneiro em sua realização através do Sistema Único de Saúde. Nossa ideia é nos tornarmos referência para toda a região, com estruturação para esta demanda”, concluiu Rodrigo Carvalho, diretor técnico da unidade.

Ascom do HRLEM
Porto Seguro/endoscopia

Notícias relacionadas