Notícias /

Dia Mundial do Rim e Dia da Mulher serão comemorados juntos em 2018

05/03/2018 10:59

O Dia Mundial do Rim, comemorado na segunda quinta-feira do mês de março, coincidirá em 2018 com o Dia da Mulher, 8 de março. Para marcar esta ocasião especial, o Hospital Ana Nery, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, está com a campanha “Saúde da Mulher – Cuide dos seus rins”, chamando atenção principalmente sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença renal crônica, especialmente nas mulheres.

O Hospital Ana Nery é referência na área de nefrologia, sendo um dos maiores centros de diálise da Bahia para o tratamento de insuficiência renal crônica, com mais de 26 mil procedimentos de hemodiálise anuais. Além disso, o hospital é responsável por mais de 65% dos transplantes renais realizados em todo o estado, tendo batido o recorde de transplantes em 2017, ao realizar 81 procedimentos dessa natureza. Contudo, apesar do avanço no tratamento das doenças renais crônicas pelo SUS, o Hospital Ana Nery chama atenção para a importância da prevenção destas doenças que, atinge atualmente 10% da população mundial, sendo que atinge cada vez mais mulheres.

Pequenos cuidados com a saúde como alimentação saudável, beber bastante líquido, evitar a automedicação, realizar de exames básicos de rotina, são hábitos que, inseridos na rotina diária, com certeza evitariam muitos casos destas doenças. “As doenças renais crônicas não apresentam sintomas, o que as torna muito perigosas, pois, quando são detectadas, já estão em estágios mais avançados”, comenta a médica Fernanda Martin, coordenadora da área de nefrologia do HAN.

Campanha interna

A equipe multidisciplinar do setor de Terapia Renal Substitutiva do Hospital Ana Nery realizará no dia 8 uma ação conjunta nas dependências do Hospital, com objetivo de sensibilizar e conscientizar pacientes e familiares, internados ou ambulatoriais, além dos colaboradores, acerca dos cuidados com o rim e prevenção da doença renal. Os profissionais realizarão palestras nas recepções e locais de maior circulação, além de distribuir um material informativo da campanha “Saúde da Mulher – Cuide dos seus rins”.

 Fonte: HAN

Notícias relacionadas