Notícias /

HGVC implanta Laserterapia no tratamento bucal de pacientes oncológicos

05/03/2018 09:40

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) conta com um consultório de odontologia que atende a pacientes em tratamento oncológico. O serviço foi inaugurado em 2015 com o propósito de prevenir e tratar manifestações que ocorrem na boca dos pacientes diagnosticados com câncer e que estão em tratamento, cuidando das lesões, tornando o processo menos doloroso.

A medicação usada nos processos de quimioterapia e radioterapia costuma desenvolver lesões na boca e destrói a mucosa do paciente podendo desenvolver doenças como a mucosite, que são feridas ocorridas durante o tratamento com os medicamentos antineoplástico utilizado para destruir as células malignas. Essas lesões tendem a crescer o que dificulta a alimentação do paciente além de serem incômodas e dolorosas, o que muitas vezes leva o paciente a abandonar o tratamento, ou ir a óbito caso essas feridas alcancem níveis mais perigosos.

Está sendo implementado no consultório odontológico do HGVC a Laserterapia de Baixa Potência, um tratamento com laser que acelera a cicatrização das feridas na boca, e consegue dar melhor qualidade de vida aos pacientes da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

O tratamento a laser é feito associado ao tratamento convencional para minimizar os efeitos dos antineoplásticos na mucosa da boca e, mesmo que venha desenvolver a mucosite, a Laseterapia faz com que ela se manifeste de maneira mais branda e possa ser tratada mais rapidamente.

O tratamento do consultório da Unacon do HGVC se destaca, pois trabalha com o paciente antes de iniciar o tratamento de irradiar cabeça e pescoço com quimioterapia ou radioterapia, além de seguir acompanhando durante todo o processo caso ocorra alguma intercorrências durante o tratamento. É perceptível o quanto que a condição de vida desses pacientes podem ser melhoradas com tratamentos relativamente simples, oferecendo uma qualidade maior na saúde em uma fase que costuma ser bem difícil.

 Ascom HGVC
/HGVC/laserterapia

Notícias relacionadas