Notícias /

Saúde mental é discutida em webpalestra com participação de mais de 1.700 profissionais de saúde

05/03/2018 11:02

“Contribuir para o aprimoramento do cuidado a essa população em cada território das unidades de saúde da Família”, foi o que destacou o palestrante Leandro Barretto, na webpalestra sobre Acolhimento à pessoa em sofrimento mental, que aconteceu na última terça-feira, (27/02). O encontro contou com a participação de 1.722 profissionais e estudantes de 13 estados brasileiros.

Este ano o Núcleo Telessaúde Bahia está ampliando a oferta de tele-educação. Serão ofertados duas webpalestras semanais e alguns ciclos de webpalestras com temas centrais, como exemplo do tema Saúde Mental com a proposta de discutir a atenção, o planejamento e implementação de práticas de cuidado em saúde mental no âmbito de atuação da Atenção Básica, além de cursos a distância.

Dúvidas sobre saúde mental são constantemente solicitadas por meio das teleconsultorias. “Os profissionais de saúde solicitam informações sobre o acolhimento e o cuidado na atenção básica de forma integrada ao CAPS e demais redes intersetoriais”, explica a telerreguladora do TelessaúdeBA, Gladys Oliveira.

Proposta do ciclo surgiu a partir de uma parceria com área técnica de saúde mental da Secretaria da Saúde do Estado e com o CAPSad Gregório de Matos. “O nosso objetivo, com esse ciclo, é apoiar os gestores e as equipes de saúde da Atenção Básica para qualificação e ampliação do acesso à atenção em saúde mental”, complementou Érica Menezes, responsável pela tele-educação do núcleo.

Saúde Mental em pauta

A próxima webpalestra será sobre o “Uso e abuso de álcool e outras drogas – Uma abordagem a partir da Saúde da Família”, evento online, aberto ao público sem a necessidade de inscrição prévia. Na oportunidade, o palestrante convidado dialogará com os participantes sobre o uso e abuso destas substâncias; complicações crônicas e agudas do abuso; Aconselhamento breve; Redução de Danos; Rede de Cuidados.

Serviço

O quê: Webpalestra – Uso e abuso de álcool e outras drogas – Uma abordagem a partir da Saúde da Família

Quando: 20/03 – às 14h

Onde: www.telessaúde.ba.gov.br/participe

Quem: Leandro Dominguez Barretto, médico de Família, professor assistente da Faculdade de Medicina/UFBA e coordenador geral do CAPSad “Gregório de Matos”.

Público – alvo: Gestores e Profissionais da Atenção Básica, estudantes e demais interessados.

 Fonte: Telessaúde

Notícias relacionadas