Acolhimento dos Residentes Ingressantes no Programa de Residência Médica e Residência Multiprofissional do HGVC 2018

07/03/2018 09:02

Foi realizada nessa segunda-feira (5), no auditório do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), a recepção de acolhida de novos residentes que vão atuar nas unidades do complexo hospitalar.

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) convidou os preceptores do programa e os residentes em curso (R2) para o encontro.

O HGVC é parceiro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no programa de Residência Multiprofissional em Urgência, destinada a enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, sob a forma de Curso de Especialização latu senso, caracterizada por treinamento em serviço. Funcionando sob orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional, a especialização tem duração de dois anos e carga horária total de 5000 horas.

Para a coordenadora do NEP, Valdenice Vieira ” a Residência Multiprofissional é alicerce para formação de profissionais qualificados, graduados, que buscam no programa treinamento em serviço, além do incentivo de pesquisa e extensão, no SUS”

Segundo a enfermeira Juliana Oliveira, coordenadora de ensino e pesquisa, o programa de residências do HGVC, tanto a médica quanto a multiprofissional, potencializam o SUS e a formação profissional partindo do pressuposto da aprendizagem significativa e propondo a transformação da atuação profissional a partir da reflexão crítica sobre as práticas reais de profissionais em ação, na assistência aos pacientes do SUS.

O acolhimento teve uma programação que contou com uma saudação inicial aos residentes pela coordenadora do NEP e uma orientação básica sobre o programa, uma apresentação sobre o HGVC por Juliana e uma aula sobre Segurança do Paciente com o enfermeiro coordenador da Emergência da instituição, Theofânio de Almeida Neto.

O HGVC recebeu 12 novos profissionais para a Residência Multiprofissional , sendo eles: enfermeiros (4), nutricionistas (3), farmacêuticos(2), psicólogos (3).

Já na Residência Médica foram nove profissionais iniciando em 2018: três para o Programa de Clínica Medica, três para Clínica Cirúrgica e três para Pediatria.

Segundo Suzeli Matos, precptora enfermeira do programa de residência Multiprofissional “os novos residentes vão integrar a assistência e potencializar as ações que são muito ricas nas clínicas do hospital. Estratégia em Saúde da Família e na Maternidade Carmosina Coutinho”.

Fonte: Ascom HGVC