Notícias /

Creasi promove rodas de conversa no Dia da Mulher

07/03/2018 15:49

Festejado no mundo todo, o Dia Internacional da Mulher (08) será comemorado no Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) com rodas de conversa nas praças da Unidade, abordando o tema: “Cuidador somos todos nós. Por que as mulheres cuidam mais?”.

As rodas de conversa, organizadas pelo Programa de Apoio ao Cuidador do Creasi, tem como objetivo fazer com que pacientes, familiares e cuidadores possam refletir sobre a responsabilidade do cuidado, que na maioria das vezes recai sobre as mulheres da família. “É comum vermos numa família numerosa, as mulheres cuidando dos mais velhos, além de inúmeros casos em que a esposa idosa realiza todo o cuidado do marido, também idoso, mesmo tendo filhos”, ressalta Amélia Oliveira, enfermeira e gerontóloga do Creasi, que comandará a atividade.

Para Amélia, é importante considerar aspectos demográficos, como a quantidade de mulheres, a constatação de que vivem mais e as questões culturais que impõem o cuidado com a casa, com os filhos, com o marido como obrigações exclusivas do sexo feminino. “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”, salientou a gerontóloga citando o título 1, artigo 3º, do Estatuto do Idoso.

O debate promete ser rico e repleto de informações. As praças serão ambientadas com temáticas a respeito do assunto e as rodas de conversa acontecerão às 8h, 10h, 14h e 15h. “A proposta é levantar a reflexão para todos aqueles que estão envolvidos no atendimento e nos cuidados com a pessoa idosa. Levar a discussão para além dos muros da Unidade”, concluiu a enfermeira.

 Ascom Creasi
/idoso/dia da mulher

Notícias relacionadas