Notícias /

Creasi promove sessões temáticas

07/03/2018 09:00

Com o objetivo de promover atividades relacionadas à saúde do trabalhador e a integração dos seus servidores, desenvolver competências técnicas, alinhar processos de trabalho, normas e rotinas da instituição, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) promove, durante o mês de março, quatro sessões temáticas.

O espaço destinado ao compartilhamento de conhecimentos terá a sua primeira sessão do mês amanhã, quarta-feira (07), e abordará a formação de redes de apoio em saúde mental, com a presença de Victor Brandão, representante da Área Técnica de Saúde Mental (ATSM) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

“Para elaborar a programação das sessões temáticas deste ano, levamos em consideração as sugestões dos servidores, a pesquisa realizada com a equipe técnica sobre prováveis temas e as demandas do próprio serviço”, salientou Diana Noronha, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da Unidade.

É a primeira vez que o Creasi trata o tema saúde mental, com a participação da ATSM. No encontro, será apresentada a articulação intra e inter setorial com instâncias de gestão, serviços de saúde e de diferentes setores, com objetivo de ampliar o acesso à população.

De acordo com a médica geriatra Mônica Hupsel Frank, diretora do Creasi, é de extrema importância abordar as questões de saúde mental, sobre os encaminhamentos que possam ser dados aos pacientes idosos, principalmente no processo de alta. “Só é possível prestar uma atenção integral atuando em rede. A ideia de Rede está implícita nos princípios e diretrizes do SUS e na Lei 8080”,concluiu.

A Sessão Temática “Saúde Mental: Formação de redes de apoio” acontece às 11h, na sala de aula da Unidade. Há vagas destinadas para a participação de profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e estudantes, com emissão de certificado. As inscrições podem ser realizadas através do creasi.comunicacao@saude.ba.gov.br, sendo necessário informar no assunto do e-mail “Sessão Temática Saúde Mental”.

Programação

Durante o mês, sempre às quartas-feiras, às 11h, na sala de aula, a equipe da Unidade estará reunida para discutir Metodologia de Pesquisa Científica (14), que abordará a técnica para elaboração de projetos de pesquisa, com o objetivo de fomentar a produção científica na Unidade; Estratificação Funcional (21), com discussão de caso clínico; e para encerrar a programação, a Comissão Local de Humanização irá falar sobre Humanização (28), quando apresentará o Plano Estadual de Humanização, o Plano de Humanização da Unidade e o Relatório de Gestão, com as atividades desenvolvidas no ano passado.

Fonte: Ascom Creasi

Notícias relacionadas