Notícias /

Programação especial para homenagear as servidoras do Creasi

08/03/2018 16:49

“Dizem que a mulher é o sexo frágil, mas que mentira absurda”, essa estrofe, extraída da música Mulher (Sexo frágil), de Erasmo Carlos, resumiu bem a visão da sociedade patriarcal da época, sobre a mulher. A letra tem 37 anos e ao mesmo tempo em que mostrava essa realidade, o cantor marcava posição sobre o quão errada era essa visão.

Os números do Centro de Referência Estadual da Saúde da Pessoa Idosa (Creasi) comprovam que essa teoria do sexo frágil é, de fato, uma mentira absurda. Com 160 servidores na Unidade, nada menos que 85% são mulheres. E para homenageá-las o Creasi desenvolveu uma programação especial que começou hoje (08) e vai até a próxima sexta-feira (16).

Tendo como tema central, “o cuidado numa perspectiva ampliada: cuidar do outro e cuidar de si mesma”, as servidoras assistiram ao vídeo “auto retrato”, veiculado na tarde de hoje (08), na sala de aula da Unidade, e passaram por sessão de beleza, SPA das mãos, encerrando as atividades do dia com oficina de atenção plena (técnica mindfulness), às 17h.

Na próxima semana, serão realizadas oficinas de aromaterapia, aula de defesa pessoal, sessões de cuidados com a pele e terá estreia da nova edição do projeto Papo de Mulher, que abordará questões relacionadas com a saúde da mulher.

 As atividades visam proporcionar experiências diversificadas para as servidoras. “Elaboramos uma programação heterogênea, contamos com o apoio do Siast Assistencial para oferecer momentos de descontração, relaxamento e bem estar, e com o setor de Biossegurança para proporcionar saúde e segurança com orientações sobre cuidados com a pele, com as unhas e realizarão sessões de beleza por profissionais de estética”, disse Patrícia Paim enfermeira do trabalho.

 Autora do Papo de Mulher, a enfermeira já anunciou que dará continuidade ao projeto, e já estão previstos mais três encontros. “O projeto Papo de Mulher já é realizado há 2 anos, a partir de demandas das próprias servidoras da Unidade, e foi selecionado na I Mostra Integrada de Humanização e Saúde do Trabalhador do SUS Bahia. Sempre abordamos temas diferentes, relacionados com a saúde da mulher”, salienta.

 Fonte: Creasi

Notícias relacionadas