Notícias /

HGVC apresenta Projeto de Preparação Para Aposentadoria dos Servidores

09/03/2018 16:23

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) possui atualmente 844 estatutários no quadro de servidores, dentre eles, 81 estão em período de pré- aposentadoria. Diante dessa realidade, a coordenação de Recursos Humanos (RH) e o Núcleo de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Nugtes) perceberam a necessidade de voltar maior atenção para a preparação do servidor público no momento de pós-carreira, por isso, em 2017, foi pensado o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA).

Na manhã desta sexta-feira (9), o projeto foi apresentado a um grupo de servidores que está em fase de pré-aposentadoria. A reunião iniciou com uma dinâmica, em que foram distribuídos papeis com frases que definiam o trabalho, os pré-aposentados convidados as liam e discutiam o que cada frase significava e como elas se encaixavam em sua realidade, expondo assim seus posicionamentos.

A palestra foi ministrada pela coordenadora do RH, Norma Rosário, que é graduada em Administração, especialista em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoa. Além do trabalho, foi discutido sobre o planejamento que os servidores devem fazer quando estão perto de aposentar, como fazer uma autoanálise e levantar questionamentos do tipo “como quero envelhecer?” A palestra teve uma aceitação muito positiva entre os pré-aposentados que se mostraram animados em dar o próximo passo para a aposentadoria de forma mais consciente, pois como foi dito pela palestrante: “a aposentadoria não é o fim, mas uma nova etapa de vida”.

O RH e o Nugtes acreditam que um planejamento correto pode auxiliar na transição do servidor para aposentado, tornando a nova etapa mais tranquila, sem preocupações financeiras, e pode prevenir problemas que são comuns após a aposentadoria, como a depressão, oferecendo assim, dicas de como ter qualidade de vida.

O projeto pretende dar seguimento através de palestras com conteúdo informativo, ministradas por profissionais das áreas de Psicologia, Medicina, Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia entre outros. Com aplicação de questionários voltados para esse público alvo.

 Ascom HGVC
/HGVC/aposentadoria

Notícias relacionadas