Notícias /

Delegação de El Salvador vem conhecer experiência do Cedeba na próxima semana

14/03/2018 14:28

Uma delegação de El Salvador (país com menor dimensão territorial e mais densamente povoado da América Central) chega ao Brasil na próxima semana para conhecer as políticas e experiências na prevenção e assistência às doenças não transmissíveis,incluindo o diabetes. Em Salvador, de 19 a 23 de março, o grupo visita o Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), referência na assistência a diabetes, obesidade e endocrinopatias, um dos centros de excelência no Brasil, credenciado pela World Diabetes Foundation (WDF), e que teve o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A visita faz parte da Cooperação Brasil – El Salvador Projeto “Fortalecimento das Capacidades de Equipe Multidisciplinar de Saúde para Abordagem Integral de Doenças Não Transmissíveis Priorizadas”. Integram a delegação a coordenadora da Unidade de Promoção, Prevenção e Vigilância das Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde de El Salvador (MINSA), Estela Alvarenga Alas De Menjivar, e os médicos José Miguel VelisArtero, Lil Guadalupe SaenzUmaña, Nora Elizabeth Duarte de Garcia, Romeo Ernesto Ramirez Alas, Ricardo Armando Peñate Guerra. Acompanhando o grupo, pelo Ministério da Saúde/Coordenação Geral de Atenção Especializada, a técnica Roberta Rehem de Azevedo.

Programação

A programação começa segunda-feira (dia 19), às 9 horas, quando a delegação será recebida pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas – Boas, que fará exposição sobre a saúde na Bahia e os avanços com a descentralização da assistência. Em seguida, às 11 horas, a diretora do Cedeba, Reine Chaves Fonseca faz apresentação sobre a Rede de Atenção ao Diabetes no Estado e como o Cedeba está estruturado. À tarde, às 14 horas, está programada visita ao Cedeba e, das 15 às 16 horas, ao Ambulatório Multidisciplinar do Pé Diabético.

Compartilhamento

As visitas de delegações de outros países ao Cedeba têm sido freqüentes. Recentemente uma representação do Haiti conheceu o trabalho do Centro de Referência, retornando com o propósito de compartilhar experiências que conheceram durante as várias apresentações.

Para a fundadora e diretora do Cedeba, “poder compartilhar as experiências que resultaram na construção de protocolos importantes, mostrando o alcance da assistência multidisciplinar para os resultados e as mudanças conquistadas é muito salutar”. As equipes de outros estados do Brasil e de outros países que conhecem a experiência do Cedeba, segundo Reine Chaves, destacam o foco do trabalho educativo, do auto cuidado “essencial para o sucesso do tratamento de doenças crônicas, onde se insere o diabetes”.

Ainda na sua proposta educacional, o Cedeba trabalha na formação e qualificação de Recursos Humanos da Atenção Básica, porque como Centro de Referência, da estrutura da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a unidade trata os pacientes que já apresentam complicações do diabetes. “Quanto mais fortalecermos a Atenção Básica, maiores as possibilidades de redução e/ou retardamento das complicações”,analisa Reine Chaves.

A programação da delegação de El Salvador no dia 20 de março terá apresentação sobre “O Olho do Diabético e seus cuidados”, com a líder de Oftalmologia do Cedeba, Tessa Matos, seguida de visita ao Ambulatório Multidisciplinar da Oftalmologia (Retinopatia). À tarde, haverá apresentação e discussão protocolos clínicos para Assistência ao Diabetes Atenção Primária de Saúde.

No dia 21, pela manhã, a equipe de El Salvador visita o Ambulatório de Educação Doce Conviver. Depois, uma apresentação sobre Implicações e perspectivas da Educação em Diabetes Mellitus, Estratégias Educacionais: vivencias e tecnologia como ferramentas da educação em Diabetes. .À tarde, a equipe conhece “O Direito aplicado ao Diabetes no Brasil”. No dia 22, será feita apresentação sobre a experiência do Cedeba no tratamento da obesidade, durante a manhã. E à tarde, a Assistência Farmacêutica no Cedeba.

 Ascom Cedeba
/Cedeba/El Salvador

Notícias relacionadas