Notícias /

Vacinas importantes também estão disponíveis para os adultos

14/03/2018 16:38

O calendário de vacinação do Ministério da Saúde oferece 19 vacinas na rede pública de saúde, cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos. Quando o indivíduo chega à fase adulta acaba esquecendo de algumas vacinas importantes que estão disponíveis gratuitamente para ele.

O SUS oferece as seguintes vacinas para os adultos (pessoas de 20 a 59 anos): Hepatite B (três doses), Febre Amarela (dose única para não vacinado ou sem comprovante de vacinação), Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba) com duas doses para pessoas de 20 a 29 anos e uma dose para quem tem entre 30 e 49 anos; e a dupla adulto (difteria e tétano) com reforço a cada 10 anos. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima para se imunizar.

O coordenador estadual de imunização e vigilância das doenças imunopreviníveis, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Ramon Saavedra, explica a importância do público adulto tomar conhecimento das vacinas disponíveis e manter a caderneta atualizada. “A vacinação dessas pessoas não protege apenas o indivíduo, mas garante uma imunidade coletiva, dificultando a introdução de vírus e/ou bactérias na comunidade”, ressalta.

 Ascom Suvisa
/vigisanit/vacina adulto

Notícias relacionadas