Na tarde desta quarta-feira (14), foi realizada no Auditório da Maternidade Tsyla Balbino (MTB), reunião extraordinária, organizada pela Coordenação de Humanização do Trabalho em Saúde (CHTS), para tratar da implantação do nome social e acolhimento às pessoas trans nas maternidades da rede.
Esta reunião teve como facilitador o Coordenador do Ambulatório para Travestis e Transexuais da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Ailton Santos, assistente social, especialista em Gênero e Sexualidade pela Uerj. O ambulatório funciona no Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap).
Essa atividade visa alcançar as ações previstas no Plano Estadual do HumanizaSUS Bahia, e segue o Decreto número 17.523, de 23 de março de 2017, assinado pelo Governador Rui Costa, que diz que à pessoa travesti ou transexual deve ser respeitada pelo nome que se identifica e é socialmente conhecida. E que deve ser tratada de acordo com a sua identidade de gênero.
A CHTS é vinculada à Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Dgtes), da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (Superh).
Fonte: Dgtes
/dgtes/nome social
22/05/2018 14:11
15/05/2018 14:39