Notícias /

Música auxilia no tratamento de pacientes no Hospital Juliano Moreira

20/03/2018 18:26

A oficina de música do Hospital Juliano Moreira surgiu em 2010, através da iniciativa do psicólogo Wagner de Angeli Ferraz que, às sextas-feiras, começou a realizar encontros musicais abertos na área de lazer do hospital. Com o passar do tempo, constituiu-se um grupo que deu origem ao BANDO FLORES DA MASSA, banda formada por pacientes e funcionários que, ao longo do tempo, vem se apresentando em diversos eventos de arte e saúde mental, nas universidades públicas e privadas, bem como em diversos CAPS de Salvador.

Em 2016, o Bando iniciou a parceria com o grupo de teatro, OS INSÊNICOS, também formado por portadores de transtorno mental, realizando duas apresentações no teatro do ISBA, uma para os usuários e profissionais dos CAPS de Salvador e redondezas e a outra aberta ao público em geral.

Desta parceria, em 2017, nasceu o espetáculo cênico musical “QUEM ESTÁ AÍ?”, que esteve em cartaz em duas temporadas no Teatro Gregório de Matos.

A experiência da oficina de música do HJM vem mostrando, na prática, os efeitos que a arte produz em portadores de transtornos mentais, estabelecendo  vínculos, facilitando a comunicação, fortalecendo o laço social desses indivíduos.

O Bando conta com a colaboração de diversos servidores da unidade. Há três anos, a direção do HJM disponibilizou uma sala para a Oficina de Música, o que fortaleceu ainda mais os trabalhos.

Em 2018, serão reaquecidas as oficinas de música na internação do hospital e o Bando buscará parcerias para a construção de novos projetos. Interessados contactar: (71) 3103-3956.

 Fonte: Ascom HJM

Notícias relacionadas