Notícias /

Participação ativa dos pacientes do Cedeba na palestra sobre Plano Alimentar

22/03/2018 14:01

O tema “Plano Alimentar e Digestão”, dentro da programação do ciclo mensal de palestras que o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) promove mensalmente, por meio de Núcleo de Obesidade, lotou o auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS) na manhã de hoje.

O tema da palestra foi apresentado pela nutricionista Luciane Barros que conseguiu grande participação. Muitas perguntas foram feitas. Um paciente com um saco de uvas quis saber a quantidade que poderia consumir – são dez unidades – porque no caso as frutas eram bem pequenas. Outro paciente quis saber se beber muita água engorda. A nutricionista respondeu que água não tem calorias.

A nutricionista explicou que se a quantidade de energia (fornecida pela caloria dos alimentos) for maior do que a usada, a pessoa engorda. Se duas pessoas têm uma alimentação com a mesma quantidade de calorias, o resultado será diferente para aquela que é sedentária daquela que pratica exercícios.

E para a perda de peso, segundo analisou a nutricionista, não se deve pensar dieta, pois esta é passageira. No Cedeba – explicou – quem busca tratamento para a obesidade conta o plano alimentar que é construído pela nutricionista com a participação do paciente, levando em consideração a necessidade individual, idade, sexo, atividade física e sua rotina

O paciente conta com uma lista de substituições, onde ele aprende a variar os alimentos e não cair na rotina. Quando Luciane perguntou sobre as substituições para o pão, os participantes citaram a banana da terra, aipim, inhame, mas ela quis saber se eles estavam antenados em relação às quantidades também.

 Ascom Cedeba
/cedeba/plano alimentar

Notícias relacionadas