Saúde Mental é destacada em encontro com representantes do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura

22/03/2018 19:58

A Política Estadual de Saúde Mental foi destacada pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, em encontro com representantes do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT). A reunião foi realizada nesta quinta-feira (22), no Centro de Operações e Inteligência, em Salvador. Em sua exposição, Fábio Vilas-Boas falou dos avanços na área de saúde mental na Bahia.

Na oportunidade, Fábio Vilas-Boas pontuou que o estado desenvolveu uma política de saúde mental, buscando a assistência integral do paciente. Uma das ações é a construção de sete centros de Atenção Psicossociais na Região Metropolitana de Salvador. Outro ponto é a reserva de 5% dos leitos dos hospitais gerais para saúde mental. Um dos exemplos é Hospital Regional Costa do Cacau, recentemente inaugurado. “Vamos expandir essa iniciativa para todos os hospitais gerais da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)”, afirmou Vilas-Boas.

Outra iniciativa é o financiamento da implantação de residências terapêuticas para que pacientes que hoje moram em hospitais psiquiátricos possam ser desinstitucionalizados. “Cada município também deve assumir o seu papel, para que a política de saúde mental seja de fato efetivada. Estamos apoiando as prefeituras, inclusive cofinanciando alguns serviços”, disse Fábio Vilas-Boas

A exposição foi feita para três peritos do MNPCT. Os profissionais destacaram que o organismo busca auxiliar os governos nas questões voltadas para os direitos humanos. Os secretários de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, também participaram do encontro, expondo os avanços nas suas respectivas áreas.

Ascom Sesab
Saúde Mental/Combate a tortura