Secretário da Saúde da Bahia se reúne com diretor-geral da OMS para discutir desafios globais da saúde pública

22/03/2018 16:16

O envelhecimento da população e o consequente aumento da prevalência de doenças crônico degenerativas, bem como o aquecimento global e a consequente epidemia de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em países antes livres da doença estão entre os principais desafios da agenda global da saúde. Estes foram alguns dos temas tratados na reunião desta quinta-feira (22), em Brasília, entre o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Um dos pilares estratégicos da agenda global da OMS é a cobertura universal de saúde, além do acesso a medicamentos, vacinas e produtos farmacêuticos. De acordo com o secretário, o Brasil tem defendido, na OMS, a construção de um modelo de desenvolvimento inclusivo e sustentável, que seja capaz de responder aos novos desafios do setor de saúde, com atenção especial às necessidades dos países em desenvolvimento. “Discutimos mecanismos e estratégias multilaterais que possibilitem uma resposta rápida, coordenada e efetiva a situações de emergência internacional de saúde. Como ponto específico, é preciso discutir financiamento de sistemas de saúde com acesso universal”, afirma Vilas-Boas.

Ascom Sesab
MS/reunião OMS