Hospital Regional Costa do Cacau promove I Feira de Saúde

27/03/2018 14:58

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, promove hoje o segundo dia da Feira de Saúde, que oferta serviços básicos à população. Foram organizados espaços para atendimento ao público, através de consulta ambulatorial em oito especialidades (buco-maxilo-facial, cardiologia, clínica geral, cirurgia geral, gastroenterologia, ortopedia, pneumologia e urologia) e de uma unidade móvel para realização de exame de mamografia.

“Eu ‘tô’ desempregado e não teria condições de pagar uma consulta para o ortopedista. Eu gostei muito do atendimento, aqui é tudo organizado. A estrutura do hospital é muito boa”, relata o motorista Isaque Ferreira dos Santos, residente na cidade de Ilhéus.

A feira tem por objetivo promover ações de saúde, além de orientar a população sobre a importância do rastreamento e prevenção de doenças. Nos dois dias serão distribuídas 280 fichas para exame de mamografia e mais de 200 fichas para atendimento ambulatorial.

A doméstica Ângela Jurema Cardoso, de 63 anos, conta que sempre participa de feiras e mutirões a fim de manter a saúde em dia. “Essa feira é de grande valor para a população. É importante que todos participem. Eu fiz a mamografia, que é um exame indispensável para a saúde da mulher. Precisamos nos preservar. Pela manhã eu peguei ficha para mamografia e agora pela tarde irei passar no clínico geral”, conta.

O diretor do HRCC, Hernani Vaz Krüger, explica que foram disponibilizados serviços voltados a toda população. Ele ressalta que nem todas as doenças têm indicação para rastreamento, contudo reitera que práticas básicas de atendimento à saúde são fundamentais para detecção de problemas antes mesmo da pessoa apresentar sintomas, o que permite com que o profissional estabeleça o tratamento nas fases iniciais da doença.

“A feira tem por finalidade ofertar serviços básicos, através de exames e consultas. Nosso intuito é auxiliar as pessoas na prevenção e diagnóstico das doenças que apresentam maiortaxa de incidência, que são fáceis de contrair, porém às quais é dada pouca importância”, enfatizou. A feira conta também com a atuação dos profissionais da atenção básica, com o auxílio da equipe de imunização e da equipe de DST-Aids e Hepatites virais.

Ascom/HRCC
Costa do Cacau/feira1