Notícias /

Iperba oferece tratamento para mioma e endometriose

28/03/2018 14:23

O Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) oferece tratamento para miomatose uterina e endometriose pélvica, com uso da medicação Gosserrelina. O uso do medicamento, que é injetável, possibilita a diminuição temporária do tamanho dos miomas, servindo então como preparo para uma cirurgia de miomectomia. Além disso, garante a diminuição do sangramento menstrual, melhorando o quadro sanguíneo para que a cirurgia possa ser feita sem maiores complicações pela perda de sangue.

Já nas mulheres com diagnóstico de endometriose, a Gosserrelina tende a melhor os sintomas de dor, o quadro de infertilidade e possibilita a melhora das aderências pélvicas.

Para fazer uso da medicação, as pacientes devem ser encaminhadas pelo ginecologista, que irão preencher um formulário do Programa e fazer a prescrição médica. Em posse desses documentos, a mulher pode procurar a sala 02 do Ambulatório do Iperba, de segunda a sexta-feira, das 14 às 16 horas, para os encaminhamentos devidos.

Mioma

Miomas são tumores, na maioria benignos, do útero. A causa é desconhecida, mas sabe-se que seu crescimento é dependente de fatores hormonais, diminuindo de tamanho após a menopausa. Podem ser únicos ou múltiplos e, desde bem pequenos até atingir enormes volumes.

Os sintomas são muito variáveis. O mais frequente é o sangramento uterino anormal, caracterizado pelo fluxo menstrual intenso, muitas vezes com coágulos. A dor pode se apresentar em forma de cólica menstrual (dismenorréia).

Endometriose pélvica

A endometriose é uma doença caracterizada pela implantação de fragmentos do tecido que reveste a parte interna do útero.

O sintoma mais característico é a cólica menstrual de forte intensidade. Além disso, a endometriose causa dores nas relações sexuais, irregularidade nos ciclos menstruais, alterações intestinais e urinárias durante a menstruação, e infertilidade.

Ascom do Iperba
Iperba/endometriose

Notícias relacionadas