Notícias /

HGVC promove palestra sobre Acidente Biológico Ocupacional

02/04/2018 15:37

Na manhã dessa segunda-feira (02), foi ministrada no auditório do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) um palestra sobre Acidente Biológico, voltada para os servidores que lidam diretamente com pacientes e materiais que demandam maior cuidado no manuseio.

A ação foi promovida pelo Serviço Integrado à Saúde do Trabalhador (Siast), que convidou a equipe do Centro de Apoio e Atenção à Vida (Caav), que realiza campanhas educativas, no intuito de garantir qualidade de vida à população, realizando exames de detecção de DST´s e Aids, atua também com na prevenção, distribuindo preservativos masculinos e promovendo palestras em escolas e unidades de saúde.

O acidente biológico ocupacional consiste na exposição de um profissional a sangue ou secreções através da pele e mucosas como olhos, boca e nariz, acontece também quando há lesão com materiais perfuro-cortante como agulhas, instrumental cirúrgico e vidros contendo secreções. Esses fluidos podem estar contaminados pelos vírus da Hepatite B e C e do HIV, por isso é necessário que haja entendimento prévio entre os profissionais, de como prevenir e também como agir caso haja algum acidente desse tipo, pois havendo alguma exposição a um desses materiais é necessário que se priorize o atendimento no mais curto espaço de tempo possível.

O Siast percebeu a necessidade de trazer o tema para os profissionais da saúde com o intuito de esclarecer e até tranquilizar em relação à maneira indicada a agir em caso desses acidentes, como fazer descontaminação do local exposto, limpando a ferida com água e sabão. Em seguida comunicar imediatamente o coordenador que deverá preencher alguns formulários, e providenciar que o material seja coletado do acidentado para que sejam feitos exames imediatamente para notificação do caso e definição dos medicamentos indicados para o tratamento.

 Ascom HGVC
/HBase Conquista/acidente biológico ocupacional

Notícias relacionadas