NOTA DE ESCLARECIMENTO: Pagamentos da UTI de Brumado

02/04/2018 08:42

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que não procede a denúncia do deputado Luciano Simões de que o governo deve pagamentos atrasados referentes à UTI do município de Brumado.

A Sesab realiza pagamentos regulares e consecutivos a todos os fornecedores, desde que sejam cumpridas as exigências legais e administrativas para tanto. Nesse sentido, um erro no processo de faturamento por parte do município de Brumado, referente à produção dos leitos de UTI do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, bem como a falta de atualização no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), impediu, provisoriamente, o pagamento por parte do Estado. Tão logo a prefeitura de Brumado regularizou a situação, os pagamentos foram liberados e creditados na última quarta-feira, dia 28.

Vale ressaltar que em 2017 o Governo do Estado aplicou mais de R$ 1,3 milhão na reforma e ampliação da unidade municipal, dotando-a de 20 leitos, sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI), seis leitos de UTI Neonatal e quatro de Unidade de Cuidados Intermediários.

Quanto às declarações sobre a atenção básica de Salvador, a Sesab reitera as informações passadas de que o município de Salvador tem a pior taxa de cobertura de atenção básica dentre as capitais do país.