Salvador sedia 7º Encontro Estadual de Pessoas Vivendo com HIV/Aids

02/04/2018 15:30

Salvador sedia, a partir desta terça-feira (03), o 7º Encontro Estadual de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA) da Bahia. Com o tema: 35 anos de Aids “Movimentos de PVHA e a resposta ao atual Cenário da Saúde”, o evento ocorre até esta quinta-feira (05), no hotel Vila Velha, na Avenida Sete de setembro, Corredor da Vitória. O objetivo do encontro é discutir e buscar propostas de ações humanizadas para a assistência, cuidado e apoio integral à população de PVHA no território baiano.

Três eixos vão nortear as discussões: Análise da Assistência em HIV/Aids; Compromisso Político em HIV/Aids e Engajamento e Mobilizaçao Social. Ao final dos debates, será elaborado um documento político que permita ter em mãos um panorama da Assistência, Diagnóstico e Tratamento em HIV/Aids na Bahia.

O documento será enviado a todas as Comissões Municipais de Infecções Sexualmente Transmissíveis/AIDS/Hepatites Virais (CM-IST/Aids/HV), Comissões Estaduais -IST/AIDS/HV, Conselho Estadual de Saúde da Bahia, Ministério Publico da Bahia, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS e Articulação Nacional de AIDS (ANAIDS).

Além das PVHA, o encontro terá a participação de gestores e profissionais de saúde dos centros de referência como o Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (CEDAP), Hospital Geral Roberto Santo (HGRS), Hospital Couto Maia (HCM), Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPES), Serviço Municipal de Assistência Especializada (Semae) e rede SUS; representantes de ONG´s Aids de assistência as PVHA.

O Encontro Estadual de PVHA está em sua sétima edição e ocorre a cada dois anos.  Esta é uma iniciativa da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids do núcleo Bahia e conta com o apoio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Dessa vez, o evento integra a programação da Semana da Saúde 2018 – Bahia, que ocorre de 02 a 07 de abril.

Fonte: Suvisa