Notícias /

Validado internacionalmente, protocolo para ultrassom pulmonar em pacientes críticos será utilizado no HGRS

03/04/2018 15:35

Uma pesquisa publicada em American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine (AJRCCM) – considerada a melhor revista em pneumologia do mundo – será utilizada na residência médica do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. Conduzido pelo especialista em cirurgia e medicina intensiva Emídio Lima, o trabalho validou, internacionalmente, um protocolo de treinamento para realização de ultrassom pulmonar em pacientes críticos.

A publicação – de acordo com Lima, que é médico e preceptor da emergência adulto do HGRS – foi fruto de uma pesquisa desenvolvida em conjunto com representantes de França, China e Uruguai. “A AJRCCM tem fator de impacto 13 e taxa de aceitação para artigos enviados para publicação de apenas 11%, ou seja, é uma revista muito criteriosa”, destaca.

O profissional lembra que, atualmente, o ultrassom pulmonar é o recurso diagnóstico mais importante, à beira do leito, para avaliar pacientes graves com comprometimento respiratório: “é uma alegria validar esse protocolo de capacitação em ultrassom pulmonar no mundo. Quando formos treinar os residentes do HGRS, já iremos utilizá-lo”.

 Ascom HGRS
/Roberto Santos/protocolo

Notícias relacionadas