Notícias /

Representante do Ministério da Saúde avalia positivamente a infraestrutura da Bahiafarma

05/04/2018 18:56

Nesta quinta-feira (05) presidente e diretores da Bahiafarma receberam a visita do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (MS), Marco Fireman, que avaliou positivamente a infraestrutura do laboratório e ressaltou as parcerias com o MS, dando destaque para a insulina, que voltará a ser produzida no Brasil, por meio da Bahiafarma.

Ele explicou que o componente representa um alto percentual dentro do orçamento, considerando que atualmente o país possui cerca de 14 milhões de pessoas com a doença e a produção própria de insulina é estratégica para o SUS, “por isso estamos apostando muito nesse projeto da Bahiafarma”.

Para o presidente da Bahiafarma, Ronaldo dias, produção da insulina vai beneficiar diretamente milhões de brasileiros que dependem do medicamento para combater o Diabetes, além de promover uma revolução tecnológica e produtiva no Norte-Nordeste brasileiro, ao trazer para a Região a produção do medicamento, que requer uma tecnologia que poucos países no mundo detêm.

Ronaldo acrescentou que a Bahiafarma está em um processo de expansão, “hoje produzimos os testes diagnósticos rápidos para o Brasil inteiro de dengue, chikungunia e Zika, além do teste de febre amarela que já começamos a fornecer”.

Bahiafarma

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) é um laboratório farmacêutico público que tem como objetivo desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do País. Integra a administração pública indireta do Poder Executivo do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Tem como metas minimizar a dependência do Estado da Bahia da importação de produtos e tecnologia, atuando de forma competitiva e econômica para o Sistema Único de Saúde (SUS).

 Ascom/Sesab