Autorizada construção de policlínica regional em Vitória da Conquista

06/04/2018 14:30

O Governo do Estado concretizou mais um passo para viabilizar o acesso mais rápido da população aos serviços de saúde no sul do estado. Em visita a Vitória da Conquista, nesta sexta-feira (6), o governador Rui Costa autorizou o início imediato das obras de construção da Policlínica Regional de Saúde da região de Vitória da Conquista. O equipamento contará com investimento de R$ 22,6 milhões e oferecerá atendimento em 18 especialidades.

“A Policlínica vem para completar os serviços dos postos de saúde. Eu entendo que a melhor política pública de saúde é aquela que faz prevenção, ou seja, que evita que as pessoas fiquem doentes ou evita que o problema se agrave. Muitos municípios não possuem determinadas especialidades ou não dispõem de serviços de exames mais complexos. É aí que entra a Policlínica Regional, que vai funcionar neste modelo que eu acredito muito, que é o consórcio de saúde, reunindo as cidades da região para que cada população tenha acesso ao atendimento nesta unidade”, destacou Rui.

A policlínica contará com salas de atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia (raio x, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma, eletroencefalograma), sala para tratamento de diabéticos e coletas laboratoriais, e uma sala para procedimentos ambulatoriais, apoio técnico e logístico.

Até o momento, 28 municípios fazem parte do consórcio de saúde que irá utilizar os serviços da policlínica. A unidade atenderá a demanda de 648 mil baianos das seguintes cidades: Vitória da Conquista, Anagé, Barra Da Choça, Belo Campo, Bom Jesus Da Serra, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Ibicuí, Iguaí Itambé, Itapetinga, Itarantim, Macarani, Maetinga, Maiquinique, Mirante, Nova Canaã, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeira Do Largo e Tremendal.

Na Bahia, já foram instaladas Policlínicas Regionais nas cidades de Teixeira de Freitas (extremo sul), Irecê (centro norte), Jequié (centro sul) e Guanambi (sudoeste). Na última quinta-feira (6), o governador autorizou a construção da policlínica da região de Juazeiro, com o investimento de R$ 22 milhões. Além disso, estão previstas a implantação de outras unidades regionais em Santo Antônio de Jesus, Valença, Feira de Santana e Alagoinhas. O Governo pretende alcançar o número de 17 policlínicas construídas ou com obras iniciadas até o final deste ano.

Mais saúde

Durante a visita à cidade, o governador realizou outras ações na área da saúde. Uma delas foi a entrega de nove ambulâncias para os municípios de Baixa Grande, Cafarnaum, Caraíbas, Igaporã, Itambé, Malhada, Mirante, Piripá e Vitória da Conquista.

Rui Costa ainda aproveitou a agenda no município para visitar as obras de reforma para implantação da Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Geral de Vitória da Conquista. O investimento é de R$ 7,2 milhões, que irá resultar na instalação da nova UTI, com 20 leitos.

Secom
Policlínica/OS Vitória da Conquista