Hospital Regional de Juazeiro promove evento no Dia Mundial de Combate ao Câncer

06/04/2018 13:57

A importância do diagnóstico precoce foi tema do evento que o Hospital Regional de Juazeiro realizou nesta sexta-feira, para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer: 08 de abril. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde, tem o objetivo de conscientizar a população e os governos das várias nações sobre a necessidade de políticas de prevenção, de medidas para o rápido diagnóstico da doença e, ainda, de acesso aos tratamentos existentes, como forma de reduzir o grande número de mortes causadas pelo câncer em todo o mundo.

O evento, organizado pela Comissão de Humanização e em parceria com a equipe da oncologia, objetivou principalmente informar aos participantes sobre a prevenção e tratamento do câncer.

A psicóloca do HRJ, Lais Campos, falou da importância do evento: “As ações desenvolvidas buscam esclarecer e desmistificar estigmas atrelados ao diagnóstico do câncer, possibilitando reflexão e busca do cuidado mostrando as formas de evitar o desenvolvimento da doença. É um espaço de troca de informação entre a comunidade e o hospital. Enriquece o trabalho da equipe pois agrega conhecimentos empíricos”.

João Henrique Araújo, enfermeiro da CCIH, destacou que “durante as palestras são abordados não só a questão do diagnóstico, mas o direito deles ao tratamento. O câncer tem chances de cura, e neste dia nós procuramos mostrar isso, surgiram muitas perguntas e dúvidas, algumas pessoas ainda questionam se o câncer passa pelo contato e nós sabemos que o contato, o abraço, o afeto, hoje faz parte do tratamento”.

Ascom HRJ
/Juazeiro/dia mundial do câncer